quarta-feira, 14 de outubro de 2009

mst exibe e debate "zona crítica" na estável

Dentro do projeto SobrePosições, a Cia. Estável apresenta Zona Crítica, seguido de debate com seus realizadores, militantes do MST.

O vídeo foi elaborado por João Campos, Nina Fideles e W.Jesus, a partir do curso de Teorias Sociais e produção do Conhecimento realizado em parceria entre a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para realizar este trabalho, que teve como objeto o mundo urbano, os autores do filme optaram por levantar questões entre o grupo e testar maneiras de socializar-las, num processo de reflexão sobre a forma de produção e socializão do conhecimento que são imposto pelas instituições acadêmicas. Os integrantes participaram igualmente do processo, sem que fosse necessária a coordenação geral de um dos participantes ou a divisão entre quem pensa e quem faz.

Todo processo envolveu reuniões de leitura e estudo coletivo, leituras individuais, pesquisas de filmes e vídeos, captação de imagens na cidade de São Paulo, elaboração de entrevistas, realização de entrevistas como espaço de aprofundamento de questões, elaboração do roteiro, montagem e edição do ví deo.

O resultado final, segundo os autores, oferece uma plataforma para iniciar de fato os estudos. Alçar voos mais altos em termos de pesquisa e objeto é a meta. Mas sempre buscando permanentemente formas diversificadas para socialização de debates e construção coletiva de conhecimento.

O filme já foi exibido em vários cursos de formação do MST, como em Ribeirão Preto no curso de Agroecologia e no curso de Comunicação e Cultura na Escola Nacional Florestan Fernandes.


Filme: Zona Crítica
Gênero: Documentário
Tempo de duração: 47 min
Produção: Proletas da Quebrada
Classificação: Livre

Exibição seguida de debate com os realizadores
No Arsenal da Esperança
Dia 19 de outubro às 20h
Na lona de circo.


E NO DIA 21 EVALDO MOCARZEL EXIBE E DEBATE UM DE SEUS DOCUMENTÁRIOS. EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES.

Nenhum comentário: