sexta-feira, 16 de outubro de 2009

filme + debate - à margem da imagem, com evaldo mocarzel

Cia. Estável de Teatro exibe e debate o filme “A margem da Imagem” com Evaldo Mocarzel


À Margem da Imagem
Ano de lançamento ( Brasil ) : 2003
Direção:
Evaldo Mocarzel
Atores: Moradores de rua
Gênero:Documentário
Duração: 01 hs 12 min

Sinopse:
Documentário sobre as rotinas de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua de São Paulo, abordando temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade e, como sugere o próprio título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo assim uma discussão ética dos processos de estetização da miséria.

Evaldo Mocarzel
Documentarista nascido em Niterói em 1960, formou-se em jornalismo e cinema pela Universidade Federal Fluminense. Em 1999, dirigiu seu primeiro curta, Retratos no parque. Participou, na década de 1980, de cursos com profissionais do meio, ente os quais Doc Comparato, José Louzeiro, Joaquim Pedro de Andrade e Domingos Oliveira. Em 2001, realizou o curta À margem da imagem, que dois anos depois viria a ganhar uma versão em longa-metragem. O curta e o longa arrecadaram 19 prêmios dentro e fora do país, entre eles duas menções honrosas no Festival de Oberhausen (o curta), e melhor documentário no Festival de Gramado (o longa). Em 2004, dirigiu o longa Mensageiras da luz – Parteiras da Amazônia, sobre um grupo de parteiras do estado do Amapá, que ganhou prêmios nos festivas de Belém (filme e direção), Recife (especial do júri), Bahia (especial do júri), entre outros. Este projeto também teve duas versões: uma com 15 minutos e outra com 72, exatamente como aconteceu com À Margem da Imagem. Em 2005, fezDo luto à luta, sobre pessoas com Síndrome de Down, filme que estreou no 10º É Tudo Verdade e ganhou prêmios nos festivais de Recife (melhor documentário, filme, diretor, montagem, fotografia, prêmio da crítica e prêmio do público), Belém (melhor diretor e montagem), Gramado (prêmio do júri) e Rio (melhor filme pelo Júri popular). No mesmo ano, lançou o longa À margem do concreto, sobre os sem-teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo, no Festival de Brasília, onde ganhou os prêmios de melhor filme pelo júri popular, melhor som e o prêmio especial do júri. O filme é a segunda parte de uma tetralogia de longas documentais sobre estratégias de sobrevivência à margem da Grande São Paulo iniciada em À margem da imagem. Em 2006, apresentou na seleção oficial do Festival de Brasília o documentário Jardim Ângela, sobre o bairro paulista que registra altos índices de violência. Em 2007, lançou no Festival do Rio Brigada pára-quedista, que acompanha a vida dos militares desta tropa e a visão que eles tem do próprio cinema. Em 2008, À margem do lixo, terceira parte de sua tetralogia, levou o prêmio especial do júri e prêmio do júri popular do 41º. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seus próximos projetos, sempre em tecnologia digital, são os documentários Cinema dos meus olhos, sobre a mostra de cinema de São Paulo, BR-3, filmagem da peça de teatro homônima, e Cineastas de Periferia, onde registra a visão de jovens diretores egressos de oficinas de cinema.

Exibição seguida de debate com o realizador Evaldo Mocarzel.

Dia 21 de outubro às 20h (Quarta-feira)

Na lona de circo do Arsenal da Esperança.
Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Brás (Próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô, entre o Museu da Imigração e a Universidade Anhembi-Morumbi).
Informações - (11) 8121 2070 / (11) 8708-9563.


Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário: