quinta-feira, 17 de abril de 2014

viagem ao mato grosso do sul

Hoje, o Jornal Diário MS lançou uma matéria sobre a viagem da Cia. Estável ao Mato Grosso do Sul. Confiram o texto:

"Grupo de SP apresenta espetáculo em Dourados, 17 de abril de 2014

Contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro de 2013, a Cia. Estável de Teatro, grupo paulistano que desenvolve há treze anos uma intensa pesquisa na área teatral, circula com o espetáculo ‘A Exceção e a Regra de Bertolt Brecht’ com direção de Renata Zhaneta pelas cidades Campo Grande e Dourados no mês de abril.

Na capital as apresentações acontecem nos dias 24 e 26 no Teatro de Arena da Orla Morena e Praça Ari Coelho, às 20h e 11h, respectivamente. Em Dourados a companhia se apresenta segunda-feira que vem, às 16h30, no Teatro Municipal e terça-feira, às 19h, na UFGD – Unidade II Faculdade de Comunicação Artes e Letras (Facale). Todas as atividades são gratuitas.

Tendo o teatro épico, e sua relevância social e política, como principal eixo de seus estudos estéticos, o grupo vem nos últimos anos buscando imprimir em sua prática novas possibilidades de interlocução com o entorno imediato.

Dessa maneira, vem desenvolvendo há sete anos uma intensa pesquisa junto aos acolhidos de um albergue localizado na região da Mooca em São Paulo. Uma, dentre outras tantas ações resultantes desta experiência, foi a montagem do espetáculo a Exceção e a Regra, de Bertolt Brecht, cuja encenação pressupõe o espaço da rua como meio de ampliar o alcance político e popular do texto.

Desde 2011, o grupo realiza uma intensa circulação com o espetáculo por espaços não convencionais, praças e sedes de outros coletivos teatrais na cidade de São Paulo e no interior do Estado. O resultado mais importante no que concerne à devolutiva do público espontâneo foi a constatação da relevância e da atualidade de Bertolt Brecht no atual panorama sociopolítico brasileiro. Ao colocar em perspectiva questões pertinentes à sociedade, a obra brechtiana oferece um importante instrumento para a compreensão das atuais crises do capitalismo e de suas inevitáveis consequências para a ordem mundial."


Nenhum comentário: